Arte rupestre, etnografia e memória coletiva. O caso de Cueva de las Manos, Patagônia, Argentina

Autores

  • Patricia Schneier Facultad de Filosofía y Lestras-Universidad de Buenos Aires
  • Agustina Ponce Instituto Superior de Estudios Sociales
  • Carlos Achero Instituto Superior de Estudios Sociales/CONICET

DOI:

https://doi.org/10.29112/ruae.v6i1.1242

Palavras-chave:

Arte rupestre, analogía histórica, memória coletiva, Cueva de las Manos, Patagônia

Resumo

Cueva de las Manos (Patagônia, Argentina) é um sítio emblemático declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Nele se apresenta uma grande quantidade de painéis de arte rupestres realizados em diferentes momentos, entre 9400 e 2500 anos AP. Sobre o amplo repertório dos grafismos e cenas que nele foram representados, selecionamos dois temas: cenas de caça, guanacas gestantes em relação aos negativos de mãos. Tomando como referência registros
documentais etnográficos que preservaram as narrações míticas do povo Tehuelche, além dos relatos de cronistas e viajantes, estamos propondo linhas interpretativas que se relacionam com os temas por nós selecionados para a análise da arte rupestre, representados milhares de anos atrás. Refletimos, assim, sobre os aportes que a analogia histórica pode brindar a nossa intenção de uma “arqueologia antropológica” e à construção de uma memória coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Schneier, Facultad de Filosofía y Lestras-Universidad de Buenos Aires

Investigadora independiente; Licenciada en Cs.
Antropológicas, FFyL-UBA, Buenos Aires, Argentina.
patschneier@gmail.com, ORCID: 0000-0003-0071-5455.

Agustina Ponce, Instituto Superior de Estudios Sociales

Becaria en el Instituto Superior de Estudios Sociales
(ISES)CONICET/UNT e Instituto de Arqueología y Museo
(IAM), FCN e IML-UNT, Tucumán, Argentina. chuen@
outlook.com.ar, ORCID: 0000-0002-1740-6408

Carlos Achero, Instituto Superior de Estudios Sociales/CONICET

Investigador principal en el Instituto Superior de Estudios
Sociales(ISES)CONICET/UNT e Instituto de Arqueología
y Museo (IAM), FCN e IML-UNT, Tucumán, Argentina.
carlosaschero46@gmail.com, ORCID: 0000-0001-9872-
9438.

Referências

Aguerre, A.M. (2000). Las vidas de Pati en la toldería Tehuelche del Río Pinturas y el después. Buenos Aires: Facultad de Filosofía y Letras.

Aschero, C.A. (2012). Las escenas de caza en Cueva de las Manos. Una perspectiva regional (Santa Cruz, Argentina). Actas y CD del Simposio Internacional de Arte Rupestre IFRAO 2010, Tarascon-sur Ariegè, Francia. CD Actas.

---------- (2018). Hunting scenes in Cueva de las Manos, style, content and chronology (Río Pinturas, Santa Cruz-Argentinian Patagonia). En: Archaeologies of Rock Art, South American perspectives. London &New York: Routledge.

Aschero, C.A. y Isasmendi, M.V. (2018). Arte rupestre y demarcación territorial: el caso del grupo estilístico B1 en el área Río Pinturas (Santa Cruz, Argentina). Revista del Museo de La Plata, Volumen 3 (1), 112-131.

Aschero, C.A y Schneier, P. (2021). En : Making scenes: Global Perspectives on Scenes in Rock Art . Davidson I. y A.Nowell eds. New York, Oxford . Berghahn Books, pp. 310-327.

Aschero C.A., Isasmendi, M.V., Ucedo, R.V. y Aguerre, A.M. (2019)a. Aportes a la cronología y contexto de las escenas de caza tempranas en cueva de las Manos (ca. 9400-7700 AÑOS AP) Alto Río Pinturas, Santa Cruz. En: Arqueología de la Patagonia: El pasado en las arenas. Gómez Otero J., A. Svoboda y A. Banegas eds. CONICET-IDEAUS, Buenos Aires 2019, pp. 41-51.

Aschero, C.A., Bozzuto, D., Civalero, M.T., Sacchi, M. y Maveroff, N. (2019)b. Se nos viene la noche. El volcán Hudson y su influencia en el NO de Santa Cruz: integrando perspectivas arqueológicas. En: Arqueología de la Patagonia: El pasado en las arenas. Gómez Otero J., A.Svoboda y A.Banegas eds. , Buenos Aires: CONICET-IDEAUS, pp. 239-50.

Bórmida, M. y Siffredi. A. (1969-70). Mitología de los Tehuelches Meridionales. RUNA XII Parte 1-2, 199-245.

Candeau, J. (2006) [1996]. Antropología de la memoria. Ediciones Nueva Visión, Buenos Aires. 128

Casamiquela, R.M. (1981). El arte rupestre de la Patagonia. Buenos Aires: Siringa libros.

---------- (1988). En pos del gualicho. Buenos Aires: EUDEBA, Fondo Editorial Rionegrino.

Chapman, A. (2008). Hain.Ceremonia de iniciación de los Selk’nam de Tierra del Fuego.Buenos Aires: Zaguier&Urruty Publications.

de Aréizaga, J. (2004). La expedición del Comendador Loayza [1526]. En: R.J. Mandrini. Los pueblos originarios de Argentina (p. 52). EUDEBA, Buenos Aires.

De Agostini, A.M. (1941). Andes Patagónicos, viajes de exploración a la cordillera patagónica austral.

Publicado

2021-07-07

Como Citar

Schneier, P., Ponce, A., & Achero, C. (2021). Arte rupestre, etnografia e memória coletiva. O caso de Cueva de las Manos, Patagônia, Argentina. Revista Uruguaya De Antropología Y Etnografía, 6(1), 71–85. https://doi.org/10.29112/ruae.v6i1.1242